26 jun 2020

Tecnologias que podem ser usadas à favor de condomínios

Com o isolamento social imposto como medida de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus, tornou-se ainda mais latente a necessidade de investir em novas tecnologias que facilitam o dia a dia da população garantindo mais segurança, menos burocracia e permitindo que muitas coisas sejam realizadas de forma remota.

Isso também vale para os condomínios comerciais e residenciais, que podem se valer de inúmeras tecnologias disponíveis no mercado para facilitar suas operações, não só durante a pandemia, mas também, após a crise, facilitando procedimentos internos.

Especialista em gestão de condomínios e com uma equipe completa de síndicos profissionais, a Providência Síndicos, indica algumas tecnologias que podem ser usada à favor dos condomínios. São elas:

Assembléias Digitais

Devido ao distanciamento social, muitas assembleias de condomínio foram canceladas. Recentemente o Governo aprovou as assembleias virtuais no Brasil, mas isso não foi totalmente regulamentado, por isso ainda é um desafio, principalmente para condomínios de grande porte. Mas as videoconferências são uma tendência para a realização desses eventos no futuro. Com elas todos podem participar sem sair de casa e a reunião fica gravada para os que não puderam estar presentes.

Portaria Remota

Com a pandemia, quanto menos pessoas circulando nos condomínios, melhor. Por isso muitos funcionários acabaram afastados de suas responsabilidades. A portaria remota é uma alternativa para condomínios que desejam reduzir o número de pessoas em suas áreas comuns e funciona de diversas formas.

Desde senhas individuais e biometria para cada morador, até tags e o uso de QR Code para acesso ao prédio e outras áreas comuns como academia, salas de jogos, entre outros.

Muitos softwares oferecem ainda um controle detalhado de entradas e saídas do prédio, liberando o acesso apenas de quem for autorizado. A Portaria Remota possui também procedimentos de segurança para agir em qualquer eventual emergência dentro do condomínio.

Documentação digitalizada

Digitalizar os documentos do condomínio são uma forma de economizar papel e ser mais sustentável, mas também facilitam a burocracia de um depósito ou sala administradora no próprio condomínio ou na administradora. Com tudo salvo na nuvem e um backup físico, apenas para garantir, é possível ter acesso aos documentos com apenas um click. E o melhor, de qualquer lugar. Facilitando uma administração remota, diminuindo o contato físico e a circulação de pessoas no condomínio.

Aplicativos de segurança

Atualmente todos os moradores podem ter acesso as câmeras de segurança do condomínio, por meio de aplicativos de segurança. Além disso, um profissional tem acesso a movimentação interna e externa, via câmeras, em uma central fora do condomínio.

Os registros do circuito de monitoramento ficam a disposição para consulta por um período de cinco anos e o morador consegue monitorar em tempo real as câmeras de acesso, aumentando a autonomia do usuário.