19 maio 2020

Dica para um consumo de água consciente

O Paraná sofre com a pior estiagem em mais de 20 anos. O baixo número de chuvas durante o verão causou o ressecamento de diversos rios e lagos responsáveis pelo abastecimento hídrico do estado. Como agravante, enfrentamos também uma pandemia sem precedentes, causada pela Covid-19. Doença que segue sem vacina e para a qual a melhor prevenção é o isolamento social, bem como a higiene das mãos e objetos contaminados com água e sabão ou álcool em gel.

Nesse momento de crise a Providência Síndicos recomenda em todos os condomínios comerciais ou residenciais para os quais presta gestão, que tanto condôminos quanto funcionários e terceiros, busquem um consumo consciente da água. Para isso trazemos algumas dicas da Sanepar sobre como utilizar a água com responsabilidade:

No Banheiro

  • Mantenha a torneira fechada quando escovar os dentes e fizer a barba, usando a água apenas para bochechar ou lavar o rosto.

  • Ao lavar as mãos, não deixe a torneira aberta o tempo todo, abre lave, feche para passar o sabão e esfregar segundo procedimentos da OMS por 20 segundos, e abra novamente para enxaguar.

  • Na hora do banho seja rápido e desligue o chuveiro enquanto passa shampoo, condicionador e o sabonete. Opte por duchas normais, as duchas de alta pressão gastam muita água.

  • Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga.

Na Cozinha

Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem.

Só ligue a máquina de lavar louças quando ela estiver cheia.

Na Lavanderia

  • Junte várias roupas para lavar todas de uma só vez e aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas. Antes de lavar a calçada, use vassoura.

Em toda a casa

  • Faça manutenção regularmente nas torneiras e chuveiros para evitar vazamentos.