16 mar 2020

Medidas preventivas para os condomínios em tempos de Coronavírus

A Providência Síndicos já está trabalhando nos condomínios comerciais e residenciais para prevenir moradores e visitantes da pandemia mundial

O Coronavírus já é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma pandemia, isso porque já atingiu mais de 100 países e contabiliza mais de 170 mil casos ao redor do mundo, sendo mais de 200 no Brasil. Com anos de experiência no mercado de gestão condominial a Providência Síndicos já iniciou um trabalho de prevenção e indicou a todos os gestores que implementem as seguintes medidas:

1. Realizem a instalação de dispensers de álcool gel 60/70 nas áreas comuns.

2. Organizem a rotina da equipe de limpeza para que realizem com frequência a higienização de corrimãos, elevadores e botões de chamada, maçanetas e puxadores de porta, banheiros, cadeiras e bancos, playground, academias e salões de festas.

3. Incentivo de vacinação contra gripe para funcionários e terceiros, com o objetivo de aumentar a imunidade de todos.

4. Suspensão temporária de assembleias, evitando aglomerações em espaços pequenos.

5. Orientação aos condôminos para evitar o uso de salão de festas e espaços de eventos, evitando aglomerações e entrada de pessoas estranhas ao condomínio.

6. Desenvolvimento de murais e editais, com comunicado padrão sobre coronavírus e as principais ações que o condomínio está tomando com relação a situação.

7. Orientação para que funcionários evitem cumprimentar condôminos com aperto de mão, abraço ou beijo no rosto.

Sobre o Coronavírus

É uma doença transmitida pelo ar e de alta contaminação, que acontece de uma pessoa doente para outra de contato ou gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfície contaminadas. Por isso é recomendada a higienização constante das mãos, com água, sabão e álcool gel 70%, ao espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ou o cotovelo (nunca com as mãos), em caso de sintomas de gripe ou resfriado ficar em casa sem contato com outras pessoas, evitar tocar olhos, nariz e a boca, evitar aglomerações e ambiente pouco ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros.

Os sintomas do Coronavírus são febre, tosse e dificuldade de respirar. Caso apresente os sintomas é possível entrar em contato com o sistema de saúde local para atendimento em domicílio, evitando pegar filas e contaminar outras pessoas em postos de saúde e hospitais.