11 set 2020

5 cuidados para reformas durante a pandemia

A nossa casa nunca foi tão importante quanto durante o período de isolamento social recomendado para evitar a propagação do novo coronavírus. Por isso, as reformas de residências cresceram, principalmente para àqueles que precisaram adaptar o espaço residencial para o home office. Com isso, a reclamação por causa de barulho também aumentou cerca de 60% em todos os condomínios residenciais do país.

Mesmo as obras civis sendo classificadas como serviços essenciais pelo Governo do Paraná nessa época de pandemia, recomenda-se que todos tenham bom senso ao iniciar uma reforma em suas casas. Uma vez que o processo pode gerar conflitos e multas por perturbação de sossego, principalmente com muitos moradores trabalhando em casa e precisando de silêncio e concentração.

Como especialistas em gestão condominial, trazemos algumas dicas para fazer uma reforma essencial sem invadir o espaço dos vizinhos e manter o ambiente harmônico. Confira abaixo?

1. Respeite os horários de silêncio: geralmente as obras podem acontecer de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h, aos sábados alguns condomínios permitem obras até as 13h e aos domingos, geralmente não são permitidas. Confira as regras específicas do seu condomínio antes de iniciar a reforma. Também é interessante conversar com os vizinhos mais afetados para entender os horários de trabalhos de cada um e como adaptar o barulho para todos.

2. Registro de funcionários: todos os funcionários e prestadores de serviço contratados para a reforma devem ser cadastrados para controle da portaria e segurança de todos. Em tempos de pandemia, todos devem usar máscaras e a circulação nas áreas comuns deve ser evitada, uma vez que traz risco aos demais moradores.

3. Lixo e material de obras: faça o descarte correto do lixo e tenha o controle do material de obras utilizado, o mesmo nunca pode ser deixado em áreas comuns, assim como os detritos, sempre devem ser levados para fora do condomínio, evitando acúmulo de lixo nas dependências comuns.

4. Limites: não é permitido alterar a fachada ou realizar obras que podem comprometer a estrutura do prédio. Por isso é importante aprovar o projeto da reforma com o síndico antes de iniciar os trabalhos, bem como planejar um agendamento das obras, para que não sejam feitas muitas no mesmo momento, escalonando o pessoal e o barulho, para a tranquilidade de todos.

5. Seja cordial: não é uma obrigação, mas avisar os vizinhos sobre a reforma antes de começar os trabalhos e estar disponível para conversar caso exista um inconveniente é uma atitude recomendada para evitar problemas de relacionamento, mantendo um ambiente de harmonia entre todos.

Lembre-se nossa casa é nosso refúgio e em tempos de pandemia e isolamento social estamos todos mais carentes de paz e tranquilidade. A empatia e o diálogo serão sempre as melhores formas de manter uma convivência harmônica nos condomínios.